Desde que o Facebook comprou o Instagram, em 2012, o crescimento dos usuários tem sido exponencial. A rede social de fotos mais popular do momento, anunciou na atualização 10.21 do aplicativo as máscaras na câmera do Instagram, uma das características mais marcantes do Snapchat.
Os anos recentes a busca pela total dominância no âmbito das redes sociais tem se tornado cada vez mais agressiva. Quando, em 2014, o Snapchat Inc. recusou a oferta de compra de 3 bilhões do Facebook, todo mundo achou que Evan Speigel estava louco, mas ninguém esperava que, dois anos depois, a empresa pagasse 16 bi pelo WhatsApp.
Não foi por acaso que, em 2016, o Facebook comprou duas startups de reconhecimento de rosto em dispositivos móveis: a MSQRD, em março, e a FacioMetrics, em novembro. Atualmente a plataforma conta com 700 milhões de usuários ativos, contra 166 milhões do Snapchat.
As novidades destas semana na atualização do aplicativo são:
- 8 filtros faciais, que são funcionam exatamente como os do Snapchat, mas têm desenhos diferentes;
- O cachorrinho foi substituído por um coelhinho, a coroa de flores por uma coroa de louros dourados e assim por diante :-S;
- A capacidade de usar o Boomerang na câmera frontal e na câmera traseira;
- O video sendo tocado de trás para frente, o idêntico ao “rewind” do Snap;
- Novos “stickers” (adesivos) de hashtag, que podem ser colocados nos vídeos como os emojis e viram link para as pessoas pesquisaram a mesma tag dentro na rede social;
- A ferramenta de borracha para revelar fundo transparentes nos desenhos que você fizer nas fotos e vídeos.
É de se esperar que a próxima batalha entre as duas empresas aconteça no âmbito do hardware, com dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada. E isso está bem demonstrado na importância que Facebook e Snapchat deram, respectivamente ao Facebook Spaces e aos Snapchat Spectacles.
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